quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Ensino no Centro

Investimentos na educação sempre estiveram como prioridade nos planos de todos os políticos que já governaram o estado do Rio, sendo assim, foram arquitetados projetos que planejavam construir mais escolas, iniciativas que passaram a oferecer transporte e pretendiam melhorar a merenda dos alunos,além da instalação de biliotecas e laboratórios de informática nos colégios.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) 1.959.738 alunos foram matriculados, no ensino fundamental, em escolas estatudais e municipais no Rio, no ano 2006. Esses estudantes foram inscritos em um programa do governo, que estabelece a duração de nove anos até o término do ensino fundamental, para assegurar um tempo mais longo de convívio escolar e construindo assim um vínculo maior entre as crianças e a escola.

O Instituto Pereira Passos (IPP) afirma existirem no centro do Rio dez escolas, com 5.544 alunos matriculados o ensino fundamental, porém no bairro só residem 2.875 crianças na faixa etária correta para estarem cursando da primeira a oitava série.

Em entrevista, a professora da rede estadual, Cleusa Jacira afirmou existirem vários motivos para esse maior número de alunos. Conforme a professora, alguns de seus pupilos moram em outros munícipios ou bairros, e são matriculados em escolas do centro por elas serem mais próximas de onde seus pais trabalham.

Cleusa acredita que se a prefeitura cria-se algum programa que garantisse que as crianças ficassem ocupadas durante o resto do dia, como um ensino em horário integral ou um projeto com atividades interessantes para os alunos, os pais não teriam que se preocupar tantocom os filhos e o indíce de evasão escolar diminuiria.

Nenhum comentário: