quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Protegendo a história

O Mosteiro de São Bento foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590 e ainda funciona como tal, no centro do Rio, existindo a seu lado um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Rio de Janeiro: o Colégio São Bento. O Mosteiro erguido no morro de São Bento, é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país, porém ele vinha correndo riscos.

Um decreto publicado neste mês criou uma Área de Proteção ao Ambiente Cultural (APAC) no entorno do Mosteiro de São Bento. Pela primeira vez, uma APAC rege sobre parâmetros ambientais, tais como níveis de ruído. O estudo feito pela Secretaria Municipal das Culturas - Patrimônio Cultural - considerou que os danos causados pelas altas vibrações sonoras em torno do Mosteiro afetam não só o patrimônio material, mas também o patrimônio intangível.

Com a iniciativa, a Prefeitura toma medidas concretas com relação à proteção, já que o decreto autoriza o projeto e obras de tratamento acústico para a Perimetral. A nova APAC incorpora e amplia a já existente, criada em 1997, que abrangia a Rua Teófilo Otoni e suas adjacências, incluindo o tombamento de um imóvel da Avenida Rio Branco, 19, esquina com Rua Dom Gerardo. O edifício é remanescente da época de abertura da antiga Avenida Central, hoje Rio Branco, que está prestes há comemorar 100 anos.

Nenhum comentário: