quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Um oasis no meio do caos

Escondido entre a Praça Tiradentes e o Largo de São Francisco, em uma área tomada por coreanos que vendem todos os tipos de coisas, há um sebo com uma fachada discreta, que engana a riqueza do seu interior.

Localizado em uma área pouco conhecida da cidade, o sebo Letra Viva chega a parecer uma biblioteca. Com o pé direito alto e estantes super organizadas por autor ou tema, o sebo conta com um acervo de mais de 50 mil livros de diversos estilos. Com apenas quatro anos de existência, a loja já conta com clientes fiéis, que chegam a freqüentá-la mais de duas vezes na semana. O espaço amplo e as cadeiras confortáveis permitem que o cliente fique horas na loja sem perceber o tempo passar.

“Já passei uma tarde inteira olhando os livros e tentando escolher quais compraria daquela vez. São muitas opções, dá vontade de levar todos para casa e o preço ajuda. Aqui acho livros muito mais barato que em uma livraria e em perfeito estado.” Conta a estudante Ana Luisa Correa, freqüentadora assídua do sebo

Mas não é qualquer livro que é permitido, as regras para a compra são rígidas. “Quando a pessoa quer vender mais de 100 livros, vamos até ela avaliar o estado, a importância e a edição de cada um particularmente. Não há consignação, nós realmente compramos os livros. Só não aceitamos enciclopédias.” Explica o vendedor Sidney. Os livros devem também atender às necessidades do público. “Outro dia vieram vender livros de Odontologia, mas pela edição percebemos que eles já estavam defasados. Algumas áreas como o jurídico e a medicina estão em constantes atualizações, precisamos estar sempre renovando o acervo.”

Segundo o vendedor Antônio, há uma maior procura pelos livros de filosofia. “Por causa do IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sócias – UFRJ) há uma procura muito grande por este assunto. Mas há muitas faculdades na área do Centro, de Economia e Administração à Filosofia, por isso atendemos muitos alunos e professores que procuram livros de acordo com a sua especialidade.”

O sebo trabalha ainda com um esquema de reservas de livros. É só ligar e reservar o livro desejado, o cliente tem um dia para ir buscá-lo na loja.



Letra Viva
R. Luiz de Camões, 10 – Centro
Tel: 2252-3460 Telefax: 2252-3513

Um comentário:

Ugo Medeiros disse...

Como sempre, mais uma excelente matéria... Será que lá tem meus livros de rock e anarquismo??

Ugo

www.colunabluesrock.blogspot.com